------------------------------------------------

Maquiagem vencida faz mal? - Papo Saúde, por cacau

Olá amores! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar de um assunto sério com vocês: produtos vencidos. Você usa? Você usaria? Faz mal a saúde? Vamos tirar algumas duvidas!





Um batom de cada cor, base, pó e sombra das mais infinitas tonalidades. Mesmo que você use maquiagem todos os dias, se não é um maquiador profissional, dificilmente dará conta de acabar com todos os seus produtos antes que o prazo de validade deles expire. 
Muitas vezes, o produto está fora da validade e a menina não percebe, pois acha que validade de maquiagem é 'infinita'.
Os produtos usados fora da validade podem causar graves irritações na pele, causando danos enormes e tratamento lento. - Confirmado por dermatologistas. 
Após aberto, um produto pode ter apenas seis meses de vida útil. Mas, constatar que uma maquiagem precisa ir direto para o lixo não é tão difícil assim. "Os produtos mudam de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou."
A dermatologista Meire Brasil Parada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), complementa: "se notar qualquer alteração, por menor que seja, tanto no produto quanto em você, é motivo para descartá-lo imediatamente". 


Prazo de validade dos produtos após aberto: 
- Máscara para cílios: de 3 a 6 meses 
- Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses 
- Pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico: 1 ano 
- Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses 

Um big big beijo e até o próximo post amores!

Carolina Bueno

Instagram