------------------------------------------------

Dia do Rock: 13 músicas importantes para entender o gênero


Hayley sua linda *-----* Vocalista da banda Paramore
Apesar de o dia 13 de julho ser conhecido como Dia Mundial do Rock, a data só é celebrada no Brasil. Neste mesmo dia, mas em 1985, acontecia o evento beneficente Live Aid, organizado pelo cantor e compositor irlandês Bob Geldof, voltado para arrecadar fundos destinados ao combate da fome na Etiópia.  Com transmissão para diversos países pelo canal de TV BBC, o evento contou com muitos artistas de rock, como David Bowie, Mick Jagger, Queen, Black Sabbath e Paul McCartney
Veja abaixo uma lista com 13 contribuições importantes para o desenvolvimento deste gênero musical.


Elvis Presley ~gostoso~ "Hard Headed Woman"A faixa foi lançada em 10 de julho de 1958 pelo rei do rock e atingiu a primeira posição nas paradas de sucesso daquele ano. Composta por Claude Demetrius, "Hard Headed Woman" é um rock dançante que faz parte da trilha sonora do filme "King Creole", incluída em álbum de mesmo nome.


The Rolling Stones - "Paint it, Black"A faixa cresce ritmicamente até sua 'explosão' no refrão, com Mick Jagger cantando em seus tons mais graves no começo. Foi lançada em 13 de maio de 1966 como o primeiro single da versão norte-americana do disco "Aftermath". A composição é de Jagger e do guitarrista Keith Richards. Na gravação da faixa foi usada uma sítar, que é tocada por Brian Jones.



Quem não conhece o famoso The Beatles - "Tomorrow Never Knows"A faixa encerra o disco "Revolver", lançado pelo quarteto de Liverpool em 1966, apesar de ter sido a primeira música deste álbum a ser gravada. A canção inova ao acrescentar vários efeitos de estúdio, como uma risada tocada em velocidade dobrada, um fraseado de guitarra todo tocado em dó maior com o tempo dobrado e reverso e outros elementos "invertidos", que causaram um efeito bem moderno e experimental para o período.



Jimi Hendrix - "Little Wing"O guitarrista lançou a música em 1967 como parte do disco "Axis: Bold as Love", gravado pela Jimi Hendrix Experience no Olympic Studio, em Londres. Nesta faixa, o rock virtuoso do guitarrista se desenvolve em tempo mais lento, com inspirações claras de blues e r&b, muito melódio e romântico. 
Esse cabelo me lembra alguém u.u

Sex Pistols - "Pretty Vacant"Inserido no único disco de estúdio ("Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols"), "Pretty Vacant foi o terceiro single do grupo, lançado em 1º de julho de 1977. Por ter entrado para a sexta posição das paradas de sucesso do Reino Unido, o single trouxe notoriedade aos Pistols, que acabaram tocando pela primeira vez no lendário programa musical da TV britânica, "Top of the Pops".  

The Clash - "Train in Vain"A faixa dançante encerra o clássico disco "London Calling", de 1980, como uma canção secreta, que originalmente não foi listada no álbum por ter sido inserida de última hora. Fãs acreditavam que a faixa seria chamada de "Stand By Me", por causa do refrão, tendo seu nome alterado para não causa confusão com a música de Ben E. King.

Black Sabbath - "War Pigs"                                                                                                 Lançada pelo grupo precursor do heavy metal em 1970 no disco "Paranoid", a faixa chamava-se inicialmente "Walpurgis" em referência à uma data comemorativa para bruxas. Segundo o baixista Geezer Butler, que escreveu a letra, a música não é uma crítica à política ou ao governo, sendo "apenas uma letra sobre o diabo", cantada no melhor estilo sombrio pelo vocalista Ozzy Osbourne. 

Metallica - "Orion"Totalmente instrumental, foi lançada como parte do disco "Master of Puppets". Sétima faixa do trabalho, possui uma estrutura progressiva de 8 minutos e 28 segundos. Estruturada em três momentos principais, na metade da duração traz o baixo melodioso de Cliff Burton, que faz um dos solos mais bonitos do grupo. Burton, que também era pianista clássico e tinha decisiva influência sobre as composições do Metallica, morreu em um trágico acidente durante a turnê europeia de 1986.

Queen - "Bohemian Rhapsody"A faixa do grupo liderado pelo vocalista Freddie Mercury foi lançada em 1975 no disco "A Night at the Opera". Sem refrão, é dividida em vários momentos e formada por segmentos de balada, solo de guitarra e hard rock. Para aquele ano, foi considerado como o single mais caro do momento. Após a morte de Mercury, a faixa composta por ele voltou a alcançar o primeiro lugar da parada de sucesso do Reino Unido, em 1991, por cinco semanas seguidas.

Iron Maiden - "Run to the Hills"Hit obrigatório em todo show do grupo desde 1982, quando foi lançado no álbum "The Number of the Beast". A letra fala sobre conflitos entre europeus e nativos durante tempos de colonização sob o ponto de vista dos dois lados. Foi uma canção importante para o período porque seu single lançou Bruce Dickinson como o novo vocalista do Iron Maiden no lugar de Paul Di'Anno.

David Bowie - "Rebel Rebel"A faixa foi lançada em 1974 como single do disco "Diamond Dogs" e marca uma transição de Bowie, que caminhava para amenizar o peso do glam observado anteriormente. As guitarras foram gravadas pelo cantor, que substituiu o guitarrista Mick Ronson no disco. "Rebel Rebel" influenciou diversos artistas a ponto de ganhar covers de Bryan Adams, Def Leppard, Iggy Pop e Lenny Kravitz, Double You, Duran Duran, Smashing Pumpkins, Seu Jorge e muitos outros artistas.
Cara sua aparência é assustadora auhsuhs

Sonic Youth - "Teen Age Riot"Primeiro single do disco "Daydream Nation", lançado em 1988, tem as guitarras afinadas de modo pouco convencional, o que marca a sonoridade alternativa do grupo. Apenas como curiosidade, o último show da carreira do Sonic Youth aconteceu no Brasil, em 2011, no festival SWU, após 30 anos em atividade.

E por vim... Nirvana - "Lithium"A faixa foi composta por Kurt Cobain, que era vocalista e guitarrista do grupo mais notório do movimento grunge. Sua estrutura pondera entre versos tranquilos e refrãos explosivos. A música foi gravada em 1990, com produção de Butch Vig, e entrou em um dos discos de rock mais famosos da história do rock, o "Nevermind" (1991). "Lithium" foi o terceiro single do disco que deu visibilidade mundial ao grupo e ao grunge, que ganhou o mainstream.
Eu particulamente gosto de Rock. Minha banda favorita é Paramore! Hay diva ~~
E se vocês quiserem escutar cada uma delas eu preparei uma play só com essas 13 musicas importantes do Rock 'n' Roll  ..
Dia do Rock: 13 músicas importantes para entender o gênero by Vick Andressa on Grooveshark

Espero que tenham gostado do post de hoje e viva o ROCK 'N' ROLL \m/
Beijos mamãe ama vocês ♥

Victoria Andressa

Instagram